Com o tema "Bichos do Paraná", CJAP promove premiação e exposição de desenhos 07/12/2022 - 17:29

 

Acontece neste sábado (10) às 10h30 no Canal da Música, a abertura da exposição “Bichos do Paraná: Personalidades", evento conjunto à premiação do 3º Concurso Paranaense de Desenho, iniciativa promovida pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas.

Nesta terceira edição, o concurso levou os participantes a pesquisarem e retratarem importantes figuras paranaenses, com o tema “Bichos do Paraná”, que faz referência à música de João Lopes, que em sua letra cantava “eu não sou gato de Ipanema, sou bicho do Paraná”.

“Sejam elas pessoas conhecidas ou que ainda são anônimas, são personalidades que trazem inspiração para essas crianças e adolescentes.”, diz Adriana Cichocki, responsável pela comissão organizadora, reforçando o caráter didático do evento.

Foram centenas de desenhos recebidos pelo Concurso. Dentre esses, 40 obras foram selecionadas para integrar a exposição “Bichos do Paraná: Personalidades”, que fica em cartaz até 23 de janeiro de 2023.

No dia da abertura, acontece também a divulgação e premiação dos três primeiros colocados, nas categorias Infantil e Juvenil, além da presença de diversos homenageados.

 

Concurso


Luiz Gustavo Vidal, diretor do CJAP, convida a todos para atestar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, com a mostra dos “surpreendentes retratos de artistas, intelectuais, lideranças e muitos outros paranaenses que inspiram e seguem construindo o nosso Paraná”.

A PREMIAÇÃO – A comissão julgadora é formada por agentes da cena cultural, sendo eles os artistas Ana Laura Torquato, Ana Lígia de Souza Mello, Lavalle, Marcelo Conrado e Sabine Feres, que elegeram o total de 40 selecionados, 20 da categoria Infantil e 20 da categoria Juvenil.

Além de participarem da exposição, os três primeiros colocados de cada categoria receberão uma mesa digitalizadora, prêmio viabilizado pela Associação de Pais e Amigos do CJAP em parceria com a XP-Pen, marca fabricante do eletrônico.

“É um mundo que se abre para os primeiros colocados, que poderão soltar toda a sua criatividade por meio da arte digital, e continuar a desenvolver o seu estilo artístico em novos formatos”, diz Luiz Vidal.

SOBRE O CJAP – O Centro Juvenil de Artes Plásticas, idealizado pela educadora Eny Caldeira e pelo artista e educador Guido Viaro, é uma instituição que se dedica à educação inicial do ensino artístico, propondo a transversalização da arte para crianças e jovens. Em seu espaço acontecem oficinas e atividades que constroem o referencial e aprendizado artístico dos aprendizes, em uma dinâmica de entendimento acessível e comunitário.

 

Serviço

“Bichos do Paraná: Personalidades”
Abertura: 10/12 10h30
Exposição: 12/12 a 23/01/2023
Canal da Música
R. Júlio Perneta, 695 - Mercês, Curitiba
(41) 3331-7400

 

GALERIA DE IMAGENS