Com realização do Museu Alfredo Andersen, a artista japonesa Mayumi Taguchi estreia no Brasil 01/11/2023 - 18:31

Na próxima quinta-feira (9) entra em exibição "Primeira Visão - Aquarela em Viagem", primeira exposição individual da artista japonesa Mayumi Taguchi no Brasil, com realização do Museu Casa Alfredo Andersen. A vernissage acontece das 18h às 20h, incluindo performance de pintura e a presença de representantes da embaixada do Japão em Curitiba.

Em cartaz até 08 de dezembro na Casa CRECI, do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-PR), a mostra traz a público obras produzidas em residência artística no museu, além de suas aquarelas de viagem, trabalhos construídos com diferenças sutis de cor e luz por meio de transparência técnica que retratam suas experiências pelo mundo.

Natural de Kobe, Japão, Mayumi já viveu em diversos países, incluindo Itália, Alemanha e Reino Unido, onde decidiu deixar a carreira de designer e dedicar-se exclusivamente à aquarela. Da Europa, chegou no Brasil em 2022, escolhendo especialmente Curitiba para iniciar uma nova experiência, explorando a paisagem brasileira e elementos locais como tema.

Em 2023, em seu período como residente, Mayumi observou algumas conexões com a arte de Alfredo Andersen, como padrões orientais presentes em algumas obras do mestre, que refletem a influência do japonismo, percebido no quadro "Duas Raças" do pintor norueguês.

Apesar da grande inspiração no clássico aquarelista John Singer Sargent, Mayumi encontrou na residência novos ares para seu trabalho. Durante sua estada na Alemanha, ela foi influenciada pelos pigmentos azuis orientais do século XVIII, semelhantes aos usados por Andersen, trazidos da Noruega.

Em alusão à Semana Andersen, semana cultural que comemora o aniversário de nascimento de Alfredo Andersen, "Primeira Visão - Aquarelas de Viagem" é uma realização Museu Alfredo Andersen e CRECI-PR, com apoio do Museu Oscar Niemeyer e Sociedade Amigos de Alfredo Andersen.

Primeira Visão - Aquarela em Viagem

Vernissage: 09 de novembro, das 18h às 20h