Cultura divulga resultado dos selecionados da segunda fase do Programa de Mobilidade Cultural

A próxima etapa será a habilitação dos selecionados, que inicia na próxima segunda-feira (17)
Publicação
14/02/2025 - 11:33
Editoria

A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná torna público na sexta-feira (14) o resultado da seleção de projetos do segundo bimestre do Programa de Mobilidade Cultural. A lista completa pode ser conferida neste link.

 

A próxima etapa será a habilitação dos selecionados, que inicia na próxima segunda-feira (17). Após a habilitação, a SEEC divulgará os homologados.

 

Os proponentes selecionados serão contatados a partir de segunda (17) pela equipe técnica da Secretaria para orientações a respeito da etapa de habilitação. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail mobilidadecultural@seec.pr.gov.br .

 

SOBRE O EDITAL – O Programa de Mobilidade Cultural é um edital viabilizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), da Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado. Ele concede bolsas de mobilidade artística e cultural para profissionais do setor cultural paranaense que necessitam de apoio financeiro para cobrir despesas associadas a viagens e atividades de formação. Diferente de outros chamamentos, as inscrições serão feitas de forma contínua no decorrer de sua vigência. A próxima seleção acontecerá entre os meses de janeiro e fevereiro de 2025. Confira o calendário de chamamentos do edital por bimestre:

 

BIMESTRE MESES COMPREENDIDOS

 

BIMESTRE 1 novembro e dezembro de 2024

BIMESTRE 2 janeiro e fevereiro de 2025

BIMESTRE 3 março e abril de 2025

BIMESTRE 4 maio e junho de 2025

BIMESTRE 5 julho e agosto de 2025

 

As pessoas interessadas podem se inscrever em qualquer um dos períodos elencados na tabela acima, diferente de outros processos que apresentam um período único de inscrição. É importante destacar que, no momento da inscrição, o Agente Cultural deverá indicar o bimestre referente à viagem ou deslocamento. Esse formato visa atender às diversas agendas culturais, como festivais, feiras, eventos, rodadas de negócios, cursos, entre outros. 

 

É fundamental que as inscrições sejam feitas com a maior antecedência possível em relação à data do evento, para garantir que todos os trâmites necessários (avaliação, aprovação, habilitação e pagamento) ocorram a tempo. As avaliações das propostas serão realizadas de forma bimestral, conforme cronograma que será publicado pela Secretaria de Estado da Cultura. Os critérios estipulados são os de relevância da proposta apresentada; relevância do evento/instituição no campo artístico-cultural; currículo do Agente Cultural e equipe, quando aplicável e projeção e relevância para a produção cultural do Paraná.

 

RECURSOS – O valor total destinado ao Edital de Mobilidade Cultural nesta primeira edição será de R$ 500.000,00. Cada projeto selecionado pode receber até R$ 20.000,00. 

 

No mínimo 50% dos recursos disponibilizados neste edital serão destinados a projetos de Agentes Culturais que tenham sede em municípios fora da capital. Essa medida visa atender a descentralização do fomento e incentivo à cultura em todo o território paranaense, evitando a concentração de recursos apenas em Curitiba.

 

Além da descentralização, o Edital de Mobilidade Cultural prevê também que no mínimo 35% dos recursos sejam destinados a projetos de agentes culturais indígenas, negros e pessoas com deficiência (PCDs).

 

GALERIA DE IMAGENS