Cultura no Paraná se fortalece com a inauguração de obra de Yutaka Toyota no Parque Geminiani Momesso em Ibiporã 30/10/2023 - 17:15

Nesse sábado (28), o Parque Geminiani Momesso, localizado em Ibiporã, Norte do Paraná, inaugurou a obra "Espaço Arco-Íris", de Yutaka Toyota. A obra faz parte de uma comemoração dedicada ao Centenário do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.

O monumento em metal carrega a simbologia de um ícone intercultural que une terras distantes, com uma metade previamente implementada em 1995 na cidade de Yokohama, no Japão, também produzida por Toyota, e a segunda parte agora erguida no Parque Geminiani Momesso, 28 anos depois.

O Parque Geminiani Momesso, situado a 25 km de Londrina, possui 1,355 milhão de metros quadrados, incluindo 121 mil metros quadrados de mata virgem, que se encontra com o Rio Tibagi. Essa área, doada por Orandi, tem sido transformada em um centro onde o público pode interagir com esculturas, pavilhões expositivos e a natureza.

Ainda sem previsão de abertura ao público, o Parque já expressa um importante polo cultural para o Paraná. “Esse é um projeto que fortalece o nosso estado, como roteiro cultural e artístico no cenário brasileiro e internacional, além de ser um verdadeiro paraíso ecológico, onde a arte e a preservação da natureza caminham de mãos dadas”, diz a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

O parque não só carrega o legado de coleção de arte de Orandi Momesso, mas também abraça a identidade nacional. Além da inauguração da obra de Yutaka, o parque agrega peças de grandes artistas brasileiros como Angelo Venosa, Emanoel Araújo, Gilberto Salvador, José Resende, Nicolas Vlavianos, Rubem Valentin e Victor Brecheret.

Segundo a secretária de Cultura de Ibiporã, Lourdes Aparecida da Silva Narciso, o parque promete contribuir não somente com a cultura local, regional além de movimentar o turismo e educação, “por meio da proposta que o espaço traz, didática e pedagógica, com o convívio da cultura nacional”.

Orandi Momesso, fundador do Parque Geminiani Momesso, empresário, colecionador e apoiador das artes, destaca o motivo de contemplar o Paraná: “Este é o estado onde eu nasci. Sempre queremos retornar ao lugar de onde nascemos, e achei por bem colocar aqui no norte do Paraná, onde eu vi a luz pela primeira vez.”

Além do artista Yutaka Toyota, a inauguração oficial da escultura contou também com a presença do embaixador do Brasil no Japão, Octavio Henrique Garcia Cortes; o embaixador do Japão no Brasil Teiji Hayashi; o cônsul geral do Japão em Curitiba, Hamada Keiji; o cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana; o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira; e Lígia Maria Scherer, embaixadora-chefe do escritório de representação no Paraná do Ministério das Relações Exteriores.