Durante as férias escolares, Biblioteca Pública e MON oferecem programações para crianças de todas as idades 04/01/2024 - 17:18

No início do ano, os museus e espaços culturais do Estado se tornam ótimos destinos para famílias que procuram programações voltadas às crianças no período de férias escolares. Para esta temporada, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e o Museu Oscar Niemeyer (MON) prepararam uma vasta agenda de atividades, oficinas, mostras, sessões de cinema, contações de histórias e muito mais. Grande parte da programação é gratuita e há opções para crianças de todas as idades. 

BPP – A Biblioteca já está preparada para receber o público infantil com uma diversidade de atividades, desde projeções de fotos históricas a oficinas e contações de histórias que acontecem diariamente. Outro destaque é o Cine Inclusivo, com cinco títulos disponíveis para o público com deficiência visual, e a oficina de gravura “Onde nascem os ventos?” para todas as idades.

Confira a programação completa: 

Diapositivos
Projeção de fotos históricas da Biblioteca Pública. Em cartaz até 31 de janeiro, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na Seção Multimeios.

Ação performativa de gravura coletiva: “Onde nascem os ventos?”
Oficinas de gravuras em relevo aplicadas pela artista visual Iriana Vezzani. Aos sábados (6, 13, 20 e 27 de janeiro), das 9h às 12h45. Local: Rampas externas da Biblioteca. Evento com distribuição de senhas. Capacidade máxima: 50 pessoas.

Exposição “Entre Memórias e Leituras”, de João Carlos Pontes
Mostra voltada ao público com mais de 60 anos. Dias: 8 a 20 de janeiro, das 8h30 às 20h — segunda a sexta. Sábado, das 8h30 às 13h. Local: Hall do 2º andar.

Escambo de Gibis
Troca de gibis em boas condições realizada na portaria da BPP. Aberto ao público geral. Dias 13 e 27 de janeiro, das 9h às 11h30. Local: Portaria da Biblioteca.

Projeto Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis:

“Missão Quase Impossível” | Classificação: 14 anos | Duração: 1h25min
“A Casa de Alice” | Classificação: 14 anos | Duração: 1h32min
“As Aventuras de Pinóquio” – Libras | Classificação: livre | Duração: 20min
“Fábulas” – Libras | Classificação: livre | Duração: 15 min

Disponíveis até 31 de janeiro. Horário: 8h30 às 18h — de segunda a sexta-feira, na Seção Braille. As sessões podem ser agendadas pelo telefone: (41) 3221-4985.

PARA CRIANÇAS

Hora do conto
Sessões diárias de contação de histórias, seguidas de atividades sobre os temas apresentados. Histórias apresentadas:

De 02 a 06 de janeiro – “Tanto Mar”, de Tatiana Salem Levy

De 08 a 13 de janeiro – “O Menino e a Flor”, de Célia Cris Silva

De 15 a 20 de janeiro – “O nascimento do dragão”, de Catherine Louis e Marie Sellier Wang Fei

De 22 a 27 de janeiro – “Os lobos dentro das paredes”, de  Neil Gaiman

Horários: 11h e 15h de segunda a quinta-feira, e nos sábados às 11h

Cine Pipoca
Exibição de filmes para crianças com distribuição de pipoca. Nos dias de exibição não há Hora do Conto e oficinas no período da tarde. Toda sexta-feira, às 14h30, no Auditório. Evento com distribuição de senhas a 132 pessoas. Filmes exibidos:

05 de janeiro

Filme: “Meu Malvado Favorito” | Duração: 1h35min

12 de janeiro

Filme: “Divertida Mente” | Duração: 1h35min

19 de janeiro

Filme: “Zootopia: Essa Cidade é o Bicho” | Duração: 1h48min

26 de janeiro

Filme: “Sing: Quem Canta Seus Males Espanta” | Duração: 1h50min

Oficina de Origami

Oficina de Origami para crianças com Denise Krukoski. Toda quinta-feira de janeiro: 04/1,11/1,18/1 e 25/1. Das 13h às 15h, na Seção Infantil.

Sábado Lúdico

No dia 20 de janeiro (sábado), a Gibiteca/Multimeios recebe o evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games.

Das 11h30 às 13h. Entrada livre.

MON – Com início marcado para o dia 10 de janeiro, a programação de férias do Museu Oscar Niemeyer propõe ações imersivas em novas experiências sensoriais e aprendizado artístico para crianças, jovens e famílias. As atividades vão desde ateliês abertos de gravura, fotografia, esculturas e pintura até oficinas cinematográficas e vivências com as exposições em cartaz, como “Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos.

Confira a programação:

Ateliê aberto de gravura para crianças
Na próxima quarta (10), das 10h30 às 15h30, as crianças poderão experimentar as diversas formas de pensar a gravura, com suas descobertas e desafios. Ponto de encontro: Espaço de Oficinas. Público-alvo: 3 a 12 anos

Participação gratuita. Retirada de ingresso de acesso comum ao MON. Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. A participação na atividade segue ordem de chegada na fila do Espaço de Oficinas e está sujeita a lotação de espaço. É obrigatório o acompanhamento de um responsável durante toda a atividade.

MON Primeiros Passos 
A primeira edição de 2024 do MON Primeiros Passos acontece na próxima sexta (12) das 10h30 às 14h30, no Espaço de Oficinas. Nesse encontro, crianças de 12 a 24 meses vão desvendar as obras de Joana Vasconcelos em uma jornada no universo das esculturas monumentais da exposição Extravagâncias.

Reserva de ingressos pelo site do museu. É obrigatório o acompanhamento de um responsável durante toda a atividade. Vagas limitadas. 

Ateliê aberto de fotografia
Neste ateliê aberto, as crianças de 5 a 12 anos poderão experimentar as diversas formas de pensar a fotografia. É necessário trazer um celular com câmera. Quarta, 17 de janeiro, das 10h30 às 15h30, no Espaço de Oficinas. 

Gratuito. Retirada de ingresso de acesso comum ao MON. Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. Sujeito a lotação de espaço. É obrigatório o acompanhamento de um responsável durante toda a atividade.

Oficina de fotoperformance | Arquitetura do corpo
Ao caminhar, observar e nos movimentar dentro e fora do Museu, o corpo se relaciona o tempo todo com este espaço. Mas como registrar as formas de vivenciar o Museu? O público deve trazer seu celular com câmera e descobrir. Público-alvo: a partir de 14 anos. 

Quinta-feira, 18 de janeiro, em duas sessões: às 10h e 14h. Reserva de ingressos pelo site do museu. Vagas limitadas.

Ateliê sem paredes – Pintura ao ar livre
No dia 20 de janeiro (sábado), das 10h30 às 15h30, a área externa do MON se tornará um grande ateliê a céu aberto onde vamos explorar as cores que fazem parte da paisagem. Ponto de encontro: Parcão. Público-alvo: todas as idades

Atividade gratuita. Não é necessário retirar ingressos, basta chegar ao local e participar. Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. Aberto para todas as idades. Sujeito a lotação de espaço. 

Ateliê aberto de esculturas
No ateliê aberto que acontece em 24 de janeiro (quarta), das 10h30 às 15h30, crianças de 3 a 12 anos poderão experimentar as diversas formas de pensar uma escultura. No Espaço de Oficinas.

Participação gratuita. Retirada de ingresso de acesso comum ao MON. Capacidade para 60 pessoas simultaneamente. Sujeito a lotação de espaço. É obrigatório o acompanhamento de um responsável durante toda a atividade.

Oficina: Cinema contra realidade
Na sexta-feira, 26 de janeiro, a oficina explorará o tempo cinematográfico em contraste com a realidade, compreendendo o audiovisual como a linguagem do tempo e da arte. No Espaço de Oficinas, às 10h e às 14h, em duas sessões. Público-alvo: 14 a 21 anos.

Reserva de ingressos pelo site do museu. Vagas limitadas.

Contação de Histórias Brincante com Eric Sponholz
Encerrando as atividades do mês, o contador de histórias Eric Sponholz irá realizar uma proposta artística de contação de histórias onde a brincadeira e as palavras, criarão um mundo de interação entre adultos e crianças. Sábado, 27 de janeiro, às 15h, no Espaço de Oficinas. 

Atividade livre para todas as idades. Reserva de ingressos pelo site do museu. É obrigatório o acompanhamento de um responsável durante toda a atividade para menores de idade. Vagas limitadas.

SERVIÇO - Saiba mais sobre a agenda dos museus e espaços culturais do Estado através dos canais oficiais:

Site: www.cultura.pr.gov.br 
Instagram: @cultura_parana 

GALERIA DE IMAGENS