Escola de Dança do Teatro Guaíra promove encontro emocionante entre bailarinas e mães 15/05/2023 - 10:07

Orgulho de mãe. Esse foi o sentimento que uniu alunos e alunas da Escola de Dança Teatro Guaíra e suas mães nesta semana para um encontro especial. Para celebrar esse Dia das Mães, elas foram presenteadas com apresentações exclusivas em agradecimento ao cuidado e dedicação, aos choros e alegrias, e apoio aos pequenos para seguirem no sonho de serem bailarinos e bailarinas. O evento ocorreu no auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório).

A Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, criada em abril de 1956. Hoje conta com um grupo de 110 alunos. Seu objetivo inicial era formar bailarino para, mais tarde, suprir a Companhia de Dança do Teatro, hoje Balé Teatro Guaíra, mas atualmente é uma das únicas escolas de dança de caráter público do País, sendo mantida pelo Governo do Estado.

Silvana Ferreira Bittencourt Born é mãe da Mariana, 10 anos, “a menorzinha da turma”. Após o show, ela falou um pouco sobre a decisão da pequena de começar a frequentar o balé e sobre a rotina, que envolve o apoio de toda a família. Nesta semana, ela se emocionou com o show exclusivo.

“Quando ela veio fazer o teste, perguntou se a gente ia conseguir trazer todos os dias. Foi uma mudança de vida para ela e na nossa rotina, mas é uma alegria muito grande ver a evolução. Dá muito orgulho de ver a desenvoltura dela e saber que dentro do Guaíra ela se vira sozinha, estabelece essa rotina e constrói sua disciplina”, afirma Silvana.

“A única palavra que tenho para definir é gratidão por essa apresentação”, complementa a mãe da Helena, de 13 anos, Luciana de Godoy. “O balé é um modo de vida que reflete nos outros aspectos da vida dela, como boa aluna na escola, e com muita postura. Eu nem esperava, mas o amadurecimento dela foi enorme desde que entrou na companhia”.

O balé é um desejo que mãe e filha sempre compartilharam. “Era o sonho dela entrar na escola do Teatro Guaíra, pela referência nacional da companhia, pelo alto nível técnico e cultural. E agora ela está vivendo esse sonho”, conta Luciana.

Lucimara Mesadri, mãe da Anna Alycia, de 14 anos, também se emocionou. “O Guaíra é um lugar muito especial, com uma grande história. Ver o amor e a dedicação dela nesse espaço me deixou muito contente e completa", acrescenta.

“Vejo o Guaíra como uma jornada de vida para ela. Eu achava que o Guaíra tinha uma mensalidade caríssima. Um dia estava numa loja, comprando uma meia para ela fazer uma apresentação de balé e soube que era de graça. Eu disse: como assim é gratuito? Me explicaram e fiquei muito agradecida e orgulhosa quando ela passou na seleção”, relembra.

BALÉ – A Escola de Dança Teatro Guaíra funciona dentro das instalações do Centro Cultural Teatro Guaíra. A inscrição e os cursos são gratuitos. O ingresso acontece mediante processo seletivo público. Há dois tipos: Curso Livre Juvenil, para os candidatos sem experiência prévia, e Curso Livre de Formação do Bailarino, no qual a criança é selecionada de acordo com seu nível técnico.

O Curso Livre de Formação do Bailarino tem duração de seis anos e crianças a partir de 9 anos já podem participar. É exigido que o candidato tenha experiência prévia com balé, de acordo com o nível desejado. Após concluir o curso, o aluno estará apto a realizar a prova do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado do Paraná e obter o registro profissional (DRT).

A Escola de Dança do Teatro Guaíra está com um projeto itinerante nas escolas da rede estadual, pelo projeto Guaíra Para Todos, que leva para fora dos palcos as apresentações do corpo artístico.

E neste mês também as bailarinas também se apresentam para o grande público. O espetáculo "Tum Tá" acontece nos dias 31 de maio e 01 de junho. Os ingressos para público geral estarão disponíveis a partir do dia 18 de maio de 2023.