Exposição fecha participação de Nicholas Steinmetz em projeto do MAC Paraná 05/07/2024 - 16:30

O MAC Paraná, que ocupa temporariamente parte do Museu Oscar Niemeyer, despede-se do convidado Nicholas Steinmetz com a exposição “Pé de Galinha”, que apresenta o resultado das produções do artista durante sua ocupação na Sala Aberta. A abertura da mostra será na terça-feira (9), às 19h, com acesso gratuito pela rampa caracol do MON, e fica disponível para visitação apenas na quarta (10), dia de entrada gratuita no museu.

Desde 14 de junho na Sala Aberta, Steinmetz, habituado a criar obras de menores dimensões, aproveitou a oportunidade de integrar o espaço dinâmico e os 400 m² disponíveis no museu para explorar a criação de grandes estruturas. Trabalhando com madeira e utilizando técnicas de pintura em camadas, suas obras refletem estudos de corpos e movimentos.

“Pé de Galinha” se refere a uma estrutura de suporte utilizada em diversos de seus trabalhos, permitindo que estruturas e bidimensionais se transformem em tridimensionais, que ocupam o espaço expositivo em camadas sobrepostas que sugerem algum tipo de cena. “Esse nome é uma homenagem à potência improvisadora de um trabalho de arte que se quer ver feito, um aglomerado de pedaços de madeira que tornam-se um corpo pictórico mas também material”, explica Steinmetz.

A mostra também sugere, de maneira literal, um pedaço de corpo, trazendo uma sensação de “body-horror” ao pensar em um pé de galinha, similar às figuras nas pinturas de Steinmetz que se decompõem em abstrações e, por vezes, são tão nítidas quanto qualquer silhueta inconfundível.

SALA ABERTA - A Sala Aberta é o mais recente projeto do MAC Paraná, um espaço dedicado a “situações artísticas” e caracterizado por sua constante transformação. Aberto a todos os interessados nos processos de produção, pesquisa e educação, o projeto movimenta-se semanalmente em novas direções, emergindo das interações com o espaço.

Serviço:

Mostra “Pé de Galinha”, de Nicholas Steinmetz na Sala Aberta

Abertura: terça-feira, 9 de julho, às 19h

Acesso pela rampa caracol

Visitação: quarta-feira, 10 de julho

Entrada gratuita

Sala 9 do MAC no MON

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico - Curitiba

GALERIA DE IMAGENS