Toda sexta-feira, a Agência Estadual de Notícias reúne os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, novidades e programações em cartaz, grande parte são opções gratuitas e livres para todos os públicos.
Crianças no Teatro
O projeto Crianças no Teatro prossegue até segunda-feira, agora no Anfiteatro da UTFPR de Pato Branco. Crianças no Teatro é fruto de uma iniciativa da Secretaria Estadual da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e PalcoParaná, com apoio da Audi do Brasil. O público-alvo é composto de alunos de 6 a 12 anos de escolas públicas. Todas as informações em https://bit.ly/3CDFlKk
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Arte para Maiores
A edição de novembro do programa Arte para Maiores do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá visita mediada, oficina artística e videoconferência. As ações acontecerão nos dias 8 e 23 de novembro. No dia 8 (terça-feira), o colecionador e curador Fausto Godoy conduzirá uma visita mediada na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, que está com sua nova edição: “Colonialismo”. Em seguida, o Educativo fará uma oficina prática.
Museu de Arte Contemporânea
Sala Adalice Araújo
A partir de segunda-feira (07), o público poderá conferir a nova mostra do MAC Paraná, "Interferências". Obras de arte contemporânea de grandes artistas paranaenses e brasileiros estarão reunidos nesta exposição, a partir de uma iniciativa inédita de curadoria coletiva. Ao total, são doze curadores que trabalham na equipe do Museu e atuaram conjuntamente no conceito. "Interferências" estará montada na Sala Adalice Araújo, espaço gerido pelo MAC que fica no hall do edifício-sede da Superintendência-Geral da Cultura do Paraná. A entrada é gratuita de segunda a sexta.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Kalkbrenner – 91 anos de História
O Museu da Imagem e do Som recebe a partir do dia 10 de novembro (quinta) a exposição definitiva do fotógrafo Kalkbrenner, um dos grandes expoentes da arte fotográfica paranaense. “Kalkbrenner – 91 anos de História” reúne histórias e fotos de diferentes naturezas, que marcaram a carreira do fotógrafo. A curadoria é de Sergio Sade.
Curso de Preservação Audiovisual
Dias 08 e 09 de novembro, das 14h às 18h, o MIS promove curso gratuito e aberto ao público de Introdução à Preservação Audiovisual. Ministrado pelo cineasta e professor Fernando Severo, o curso garante a atribuição de certificado aos participantes. Para participar, basta clicar aqui e acessar o formulário de inscrição.
Quintas musicais
Professores e alunos de música da UNESPAR levam novamente na quinta-feira (10/11) seu som para a varanda do Museu da Imagem e do Som do Paraná. “Tons Vizinhos: Quintas Musicais” é uma parceria entre o MIS e a UNESPAR, que promove as apresentações de um projeto de extensão do curso de Música. Os participantes podem pedir certificado de participação, que pode contar como validação de horas complementares. As apresentações são gratuitas e acontecem às 18 horas.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Pintura+Docência
Em comemoração à Semana Andersen 2022, período que celebra o aniversário de nascimento do artista Alfredo Andersen, o Museu Casa Alfredo Andersen realiza neste sábado (05), às 10h, a abertura da exposição “Pintura+Docência”. Com curadoria de Marcelo Conrado, artista visual e professor da UFPR, a exposição é resultado de uma soma de narrativas, que se dão da figuração à abstração, das técnicas empregadas ao hibridismo da pintura na arte contemporânea, do museu à universidade e, principalmente, da pintura à docência.
Centro Cultural Teatro Guaíra
G2 leva espetáculo “La Cena” para Cascavel, Medianeira e Assis Chateaubriand
Inspirado em contos e personagens criados pelo escritor alemão E.T.A. Hoffmann (Quebra-Nozes & Camundongo Rei e o Homem de Areia); pelo britânico Neil Gaiman (autor de “Sandman”) e pelos Ballets Russes de Serguei Diaguilev, “La Cena”, que tem texto e direção de Cleide Piasecki, traz doses de humor e ironia, que encantam espectadores de todas as idades. O espetáculo é uma produção do G2 Cia. de Dança. As apresentações acontecem 06, às 19h – Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel; 08, às 20h – CPC Arandurá, em Medianeira; e 10, às 20h – Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand (espetáculo acessível em libras e audiodescrição). Entrada Franca.
Eventos externos
Festival de Dança de Curitiba, nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Múltiplas sessões, conforme programação. Entrada gratuita.
Tango Fascinante, nos dias 05 e 06 de novembro, sábado às 20h e domingo às 19h. Teatro José Maria Santos. R$ 80 (oitenta reais).
Show da banda Blindagem – Ainda Mais Verde, dia 06 de novembro, 19h, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Ingressos: Ticket Fácil.
Aquele que ouve a voz do coração, nos 08, 09 e 10 de novembro, às 20h, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Ingressos Disk ingressos.
Betta e Bifes 1, dias 10 a 13 e de 17 a 20, quinta a sábado, às 20h, e domingos às 19h. Teatro José Maria Santos. Entrada gratuita – sujeito a lotação.
Canal da Música
Show com a cantora de jazz francesa Camille Bertault e trio, dia 10 (quinta-feira), às 19h30 horas.
Biblioteca Pública do Paraná
Hora do Conto
Contação de histórias com o grupo Era Uma Vez, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado. Sexta-feira (4), às 11h e 15h, e sábado (5), às 11h, na seção infantil.
Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: A Mulher Invisível (classificação 14 anos), Madagascar (classificação 12 anos) e Operação Babá (classificação 12 anos). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. Sexta-feira (4), das 8h30 às 18h, e sábado (5), das 8h30 às 13h, na seção Braille.
Flibi
Confira a programação até a próxima quinta-feira:
Dia 7, segunda-feira
Conferência de abertura: “A identidade dos povos indígenas no Brasil do século XXI”. O escritor roraimense Cristino Wapichana fala sobre o reconhecimento dos indígenas como parte integrante da sociedade brasileira e como alinhar tradição e contemporaneidade no mundo atual. Às 17h30, no hall térreo.
Mesa: “O Brasil da desesperança”. Sonhos despedaçados pela realidade brasileira são o assunto dos romancistas Lucas Lazzaretti e Tatiana Salem Levy, que discutem como a literatura e a filosofia pensam o abismo intelectual do país. Às 19h30, no auditório com mediação de Christian Schwartz.
Dia 8, terça-feira
Mesa: “Família e memória”. Vanessa Vascouto e Carlos Eduardo Pereira, vozes distintas na produção contemporânea, exploram as fronteiras entre criação e memória em seus enredos familiares de traumas e partidas. Às 17h30, no hall térreo, com mediação de Rodrigo Casarin.
Mesa: “Livros e séries”. Produções televisivas e cinematográficas que estão investindo cada vez mais em roteiros de qualidade apostam nos premiados escritores Jim Anotsu e Morgana Kretzmann, que debatem os pontos de contato e divergência entre a literatura e o cinema. Às 19h30, no auditório, com mediação de Ana Johann.
Dia 9, quarta-feira
Mesa: “Abaixo Dostoiévski”. O “cancelamento” de autores russos como parte dos protestos contra a guerra na Ucrânia é parte recorrente da história da recepção dessa literatura no exterior. Os tradutores Irineu Franco Perpétuo e Letícia Mei explicam como os russos enxergam o fenômeno e como escritores são mesclados na história política do país. Às 17h30, no hall térreo, com mediação de Yuri Al’Hanati.
Mesa: “Ficções e construções”. A celebrada autora Luci Collin discute, a partir de seu romance “Nossa Senhora D'Aqui”, como a linguagem literária ajuda a moldar nosso entendimento sobre noções como nação e identidade, abstratas se vistas de perto, e como elas norteiam a escrita contemporânea. Às 19h30, no auditório com mediação de Daniélle Carazzai.
Dia 10, quinta-feira
Mesa: “Costumes castigados”. A crítica bem-humorada à classe média coloca em evidência comportamentos hipócritas e retrógrados sob a pena do cartunista Bruno Maron, que discute como o humor desvela a comédia da vida privada. Mediação de Benett, às 17h30, no hall térreo.
Mesa: “Devassos no Paraíso”. João Silvério Trevisan, veterano da literatura LGBTQIAP+, fala sobre sua obra e os desafios que enfrentou ao longo de 45 anos de carreira como escritor e ativista dos direitos humanos. Às 19h30, no auditório, com mediação de Juliana Barbosa.
OFICINAS
Criação poética
Por meio de uma série de atividades, o poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes oferece aos alunos experiências com a linguagem, tornando-os conscientes das palavras enquanto um meio poderoso de expressão e forma de conhecimento do mundo. Dias 7 e 8, das 14h às 15h30, no Coworking. Inscrições gratuitas pelo e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br. 20 vagas.
Humor gráfico
Criador da série “Dinâmica de Bruto”, popular nas redes sociais, Bruno Maron apresenta um painel histórico e propõe uma genealogia que combina duas correntes distintas: a história do riso e a história do desenho. Dias 9 e 10, das 10h às 11h30, no Coworking. Inscrições gratuitas pelo e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br. 20 vagas
Endereços
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – PR
(41) 3331-7579
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba – PR
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba – PR
Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco, Curitiba - PR