Guaíra divulga as companhias do 24º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos

Organizado desde 1991, o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos já se consolidou como um dos maiores e mais importantes eventos de arte e cultura do Paraná. Foram mais de 90 espetáculos inscritos, de diversas regiões do País e até do Exterior; e todas as propostas foram avaliadas pela comissão artística.
Publicação
28/11/2024 - 16:32
Editoria

O Centro Cultural Teatro Guaíra divulgou nesta quinta-feira (28) a lista com os 25 aprovados que vão compor a programação do 24º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que o público vai conferir de 02 a 09 de fevereiro de 2025. Foram mais de 90 espetáculos inscritos, de diversas regiões do País e até do Exterior; e todas as propostas foram avaliadas pela comissão artística.

Entre os aprovados estão 10 companhias do Paraná (uma de Maringá, uma de Colombo e oito de Curitiba), sete companhias de São Paulo (Atibia, Ribeirão Preto, Salto, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo e São Sebastião), sete de outros estados (Brasília/DF, Fortaleza/CE, Gramado/RS, Itajaí/SC, Joinville/SC, Maquiné/RS, Rio do Sul/SC) e uma companhia da Argentina.

Organizado desde 1991, o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos já se consolidou como um dos maiores e mais importantes eventos de arte e cultura do Paraná. Para reforçar o caráter de retomada internacional do evento, uma companhia da Itália e outra da Argentina também foram convidadas para participar da programação desta 24º edição.

"O festival preza pela qualidade artística e a preocupação com a arte milenar dos bonecos, sempre tratada com muito respeito e excelência. Ao mesmo tempo, se misturam elementos tradicionais com inovações criativas”, disse o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes. “O público vai poder se deliciar com peças para crianças e adultos, com espetáculos que exploram as mais variadas técnicas, como teatro de sombras, manipulação direta e com varas, entre outras”.

Os critérios de avaliação adotados pela comissão na análise das propostas artísticas foram: excelência da dramaturgia; concepção artística do espetáculo conforme o indicado na proposta; currículo do grupo e dos integrantes que revele conhecimento técnico e experiência na realização de espetáculos teatrais no gênero formas animadas, e viabilidade técnica para ocupação dos espaços destinados à realização do Festival.

Os locais de apresentações previstos são os auditórios Salvador de Ferrante (Guairinha) e Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), localizados no prédio do complexo do Teatro Guaíra, o Teatro José Maria Santos e espaços alternativos ligados à Secretaria de Estado da Cultura.

O valor total de investimento deste edital é de até R$ 212.500,00. O Centro Cultural Teatro Guaíra custeará despesas com hospedagem e passagens para as companhias ou grupos selecionados situados fora de Curitiba e municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Confira a seleção:

Sobrevento - "A Cortina da Babá"

Teatro de Bagagem - "Atravessar o Mar para Sempre"

Cia Mútua - "Contestados"

Tecer Teatro - "Pedacinho de Tudo"

Carvan Maschera Teatro - "Hoje, Godot Não Vem!"

Essaé Cia - "A Última Aventura de Gilgamesh"

Cia. Libélulas - "Mergulho"

Bonecos da Montanha - "Histórias do Carlão"

Tato Criação Cênica - "Historieta"

Cia. CórtexArte - "Uma fábula para entender o mundo"

Cia. Miiller Teatro de Bonecos - "O Patinho Feio"

Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas - "2 Mundos"

Trip Teatro - "SóFridas"

Grupo de Teatro de Bonecos A Divina Comédia - "Bonecos de Pau"

Cia Circo de Bonecos - "Circus A Nova Tournée"

Companhia Analgésica - "Sai de Cima do Telhado"

Bricoleiros Produções Artísticas - "Olho o olho dos meninos"

Cia. Mirabólica de teatro palhaç@ - "Fritas para viagem"

Cia Manipulando - "O menino Planeta Z"

Cia PlastikOnírica - "Memórias d'Omar"

Alquimia Títeres - "El niño fantasma"

Cia Dela Só - "Antonina, little star!"

Cia Sonora - "Flores do Sertão"

Cia Karagowzk - "Filho do Vento"

Cia. Sombras Chinas - "No Toquen Mis Manos"

GALERIA DE IMAGENS