Inscrições para o Troféu Gralha Azul e o Festival de Teatro de Bonecos estão abertas 17/05/2023 - 15:22

O teatro tem destaque especial neste mês de maio no Centro Cultural Teatro Guaíra. Estão abertas as inscrições para a 40ª edição do Troféu Gralha Azul, que destaca profissionais e companhias do teatro paranaense, e para a seleção de espetáculos da 23ª edição do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos.

“Estamos muito felizes e até emocionados por abrir esses editais, marcando a volta dos prêmios depois do período de pandemia e comemorando um ano de liberação da capacidade total de público nos espaços culturais”, comemora o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.

Um dos prêmios de teatro mais antigos do Brasil, o Troféu Gralha Azul foi criado em 1974, atendendo reivindicação da classe teatral. É uma premiação anual de artistas, técnicos e produtores profissionais do Paraná.

O concurso reconhece, valoriza e incentiva o talento do artista paranaense, bem como a qualidade da produção teatral local. A premiação será realizada no mês de dezembro e consiste na entrega de estatueta e prêmio em dinheiro aos vencedores, de R$ 3 mil e R$ 6 mil, conforme especificações do edital.

Entre as categorias, estão: espetáculos para crianças, direção, atriz e ator, atriz e ator coadjuvante, iluminação, figurino, maquiagem, cenário, entre outras. Para a edição deste ano, uma das categorias é novidade – espetáculo on-line.

“Sabemos que durante a pandemia muita gente produziu virtualmente e queremos o máximo possível dos municípios do Paraná incluindo essa categoria. Vamos premiar esses espetáculos produzidos de 2020 até 2022”, destaca o diretor artístico do Guaíra, Áldice Lopes.

O período para cadastro vai até 05 de novembro. Para inscrever espetáculos no Troféu Gralha Azul – 40ª Edição/2023, é preciso constar no cadastro de agentes culturais da Secretaria de Estado da Cultura. Na página do Centro Cultural Teatro Guaíra, é possível acessar todos os detalhes para o Troféu Gralha Azul.

TEATRO DE BONECOS – O Centro Cultural Teatro Guaíra e a Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG) também abriram o chamamento público para seleção de espetáculos do Teatro de Bonecos.

O edital deste ano contempla todos os municípios do Paraná. O objetivo é estimular e difundir a produção bonequeira no Estado, promover o intercâmbio entre os artistas e grupos locais, apresentando espetáculos teatrais e exposição voltados para a linguagem do teatro de animação.

O período para cadastro da proposta artística vai até o dia 31 de maio. O edital contempla cadastro, seleção, avaliação e remuneração de 25 companhias e grupos de teatro de bonecos com atuação no Estado para o festival que acontece de 9 a 16 de julho, no Teatro Guaíra e em municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

A 23ª edição do festival é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe, o patrocínio de Dual, BRDE, Coamo, Grupo Bianchi, Westaflex e Linde Vidros. Na página do Centro Cultural Teatro Guaíra é possível acessar o edital para o Festival de Bonecos.

GALERIA DE IMAGENS