Luana Navarro é próxima artista a expor no Espaço Vitrine, do Museu Paranaense 18/09/2023 - 15:38

O Museu Paranaense abre ao público a exposição “PROCUREM-SE”, da artista visual paranaense Luana Navarro, neste domingo (24), a partir das 11h. Contemplada pelo III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine do MUPA, essa é a primeira mostra individual da artista no museu. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

O projeto “PROCUREM-SE” começou em 2018. De lá para cá, o trabalho tomou forma como um adesivo de distribuição gratuita, que ao longo dos anos ocupou diversos espaços, públicos e privados. Agora, a proposta se instala no Espaço Vitrine do MUPA com outra dimensão e uma nova forma de existir a partir do espaço museológico.

No texto crítico da exposição, a poeta, tradutora e pesquisadora Julia Raiz aponta uma abertura de diálogo de Luana Navarro com o trabalho desenvolvido em 2002 pela artista visual Lenora de Barros, chamado “Procuro-me” (2002). “A palavra única de Luana Navarro não é capturada por um único lugar. Ela se mantém porque está registrada na memória da parede. Mesmo depois que coberta de tinta, a palavra permanecerá aqui, invisível, abaixo da superfície”, afirma.

ARTISTA – Luana Navarro (Maringá, 1985) desenvolve projetos com fotografia, vídeo, performance, leituras e textos. Em 2022 foi uma artistas selecionadas no 11º Salão Nacional Victor Meirelles, realizado no MASC, em Florianópolis. Participou de diversas exposições no Brasil e em 2015, 2016 e 2017 da exposição “Develar y Detonar”, realizada na Espanha, México e EUA.

Em 2016 organizou e lançou as publicações “Corpo sem sinônimo” e “Biblioteca para corpos em expansão”. Sua produção artística recente parte de contextos políticos específicos e propõe um jogo a partir da imagem da artista e as possibilidades de deslocamento de discursos e presenças. Tem especial interesse pela palavra, a leitura em voz alta e a imagem do corpo como dispositivo de criação. É uma das artistas idealizadoras do espaço cultural Alfaiataria, em Curitiba, onde atuou de 2019 a 2022 como artista-gestora.

SOBRE O EDITAL – O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa do Museu Paranaense que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de artes cênicas, artes visuais, design, arquitetura e pesquisa em diálogo com as disciplinas científicas da instituição, como antropologia, arqueologia e história, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação, em exposições gratuitas dentro do próprio museu.

Serviço:

"PROCUREM-SE”, por Luana Navarro

Proposta contemplada no III Edital de Ocupação do Espaço Vitrine

Abertura: domingo, 24/09, às 11h

Entrada gratuita

Museu Paranaense: Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba

GALERIA DE IMAGENS