MCAA promove visita guiada e diálogo artístico sobre Maria Bueno 08/06/2022 - 16:10

 

Como parte das atividades relacionadas à exposição “Maria Bueno e tantas outras”, o Museu Casa Alfredo Andersen promove uma atividade aberta ligada ao educativo e à roda de leitura: diversidade. Na tarde desta sexta, 10, vai acontecer uma visita guiada e um diálogo artístico na exposição.

As professoras Maria Ângela Novaes Marques e Giovana Simão, junto da artista Claudia Lara, irão conduzir a atividade, que irá abordar o imaginário ao redor de Maria Bueno, a "Santa Profana" de Curitiba, partindo das intervenções da própria mostra.

Exposição
A mostra “Maria Bueno e tantas outras” propõe um diálogo entre o retrato que o próprio Andersen pintou de Maria Bueno com apropriações de seis artistas curitibanos. Os artistas convidados para produzir obras que remetem à Maria Bueno foram André Malinski (in memoriam), Claudia Lara, Giovana Casagrande, Leila Alberti, Rafael Codognoto e Emerson Persona, que também assina a curadoria da exibição.

As "tantas outras" do título da exposição se referem às outras Marias que foram retratadas por Alfredo Andersen ao longo de sua prolífica carreira. Além de Maria Bueno, o visitante poderá ver os quadros Maria Josepha de França Pimpão, Maria Amélia D'Assumpção, Maria Dias de Paiva e Maria Café.

arte visita guiada Maria Bueno

 

Maria Bueno
Assassinada brutalmente por seu companheiro, um enciumado soldado raso, no final do século XIX, Maria Bueno é nomeada de “mulher de vida fácil” a santa. A ideia de Maria Bueno foi aos poucos sendo reapropriada pela cultura desde o assassinato de reputação, com acusações de prostituição, até a "beatificação popular", com ritos de devoção em sua honra que acontecem em seu túmulo no Dia de Finados. Como pouco se sabia sobre ela, qualquer narrativa era provável e reproduzida.

Serviço
Visita guiada e diálogo artístico na exposição “Maria Bueno e tantas outras”
10 de junho (sexta-feira), das 14h às 16h
Rua Mateus Leme, 336 – Curitiba 
É desnecessário inscrição prévia
Atividade gratuita