MON divulga programação da 17ª Primavera dos Museus 12/09/2023 - 16:04

A Primavera dos Museus chega à sua 17ª edição. Para celebrar o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Oscar Niemeyer (MON) realizará uma série de atividades entre os dias 20 e 23 de setembro.

No dia 20/9, os visitantes serão inspirados pela obra do artista Gustavo Caboco, que pertence ao acervo do MON e está em cartaz na exposição “Sou Patrono” (Sala 2), a experimentar o desenho como expressão artística. A oficina ocorrerá em duas sessões: 13h30 e 15h30, conduzida pelos educadores do Museu.

Na programação de 21/9, às 14h, o destaque será a obra interativa “#MONUMENTE-SE”, do artista Tom Lisboa, que mistura ilusão de ótica e intervenção urbana. Além de manipular, interferir e transformar a escultura a partir do registro fotográfico, a proposta do artista é ampliar a experiência dos participantes nessa oficina lúdica. As inscrições devem ser feitas previamente.

Em 23/9, às 10h, o artista Leonardo Kunta vai propor aos participantes que vivenciem na dança aspectos advindos das corporeidades negras da Diáspora Africana no Brasil. A oficina vai promover uma conexão com a mostra “África: Diálogos com o Contemporâneo”, que apresenta um recorte da coleção de arte africana que pertence ao acervo do MON, em cartaz na Sala 4. Para participar, basta preencher o formulário.

17ª Primavera dos Museus – A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre anualmente no início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil.

O tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombola” cria espaços de reflexão e diálogo sobre o papel desdes grupos marginalizados ou inviabilizados na construção artística e democrática do nosso país. O objetivo é estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.

Artistas convidados – Leonardo Kunta, artista da dança e filho da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha, é graduado em Dança pela Unespar/FAP, possui DRT de Dança Clássica e Contemporânea pelo SATED-PR e formação em BMC (Califórnia/EUA). Sua pesquisa e atuação tem foco nas danças da diáspora negra do Brasil. Atua como intérprete, coreógrafo, diretor, preparador corporal e em cursos de formação de professores. Tem obra exposta no acervo permanente do Museu Paranaense (Mupa). Foi professor convidado da Escola de Arte dramática da USP, protagonista do longa metragem “Upa Neguinho” e artista convidado da Mostra Solar 2023 - Casa Hoffmann (espetáculo de abertura, residência artística e mediação de bate-papo). Atualmente, é diretor de movimento e coreógrafo do Grupo Baquetá.

Tom Lisboa, radicado em Curitiba desde 1987, tem mestrado em Photography and Urban Cultures pela Goldsmiths, University of London, e também mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atua como artista visual, professor de cinema e fotografia e curador independente.

Sobre o MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

17ª Primavera dos Museus – Programação

“Oficina de Desenho”, inspirada na obra do artista Gustavo Caboco

Sessão 1: 13h30, às 15h / Sessão 2: 15h30, às 17h

Espaço de Oficinas

*Recomendada para maiores de 5 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória para menores de 14 anos de idade. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas a lotação.

“Oficina #MONUMENTE-SE”, com Tom Lisboa

Inscrições pelo link: bit.ly/OficinaMonumentese

“Enraíze: Corpo e Memória entre Andanças”, com Leonardo Kunta

Inscrições pelo link: bit.ly/OficinaEnraíze

*Todas as atividades são gratuitas, mas é necessária aquisição do ingresso de entrada comum ao MON. Não é necessário ter conhecimento prévio em arte.