MON e MAC prorrogam exposições e reabrem atendimento presencial a pesquisadores 03/08/2021 - 13:49

O Museu Oscar Niemeyer (MON) e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) anunciam a prorrogação de duas de suas exposições em cartaz. No MON, a mostra “Schwanke, uma Poética Labiríntica”, concebida exclusivamente para o espaço do Olho, agora pode ser visitada até o dia 8 de agosto. Já a exposição “Verdeazul”, individual da artista paranaense Dulce Osinski na sala 09 do MAC no MON, segue aberta ao público até 19 de setembro. Em razão das reformas na sede original do MAC Paraná, o museu está funcionando temporariamente nas salas 08 e 09 do MON, e por isso o público pode visitar os dois museus com apenas um ingresso. 

A segunda novidade é que os dois museus acabam de reabrir o atendimento presencial para pesquisadores. No MON, o Centro de Documentação e Referência volta a atender o público após mais de um ano fechado devido à pandemia. No local estão disponíveis fotos, publicações e documentos para estudo e pesquisa. O atendimento é gratuito e feito somente com horário previamente marcado. As visitas seguem o rigoroso protocolo sanitário adotado pelo Museu.

Aproximadamente 8 mil publicações fazem parte do acervo do Centro de Documentação e Referência do MON. Entre os títulos encontram-se livros sobre história da arte, revistas especializadas, catálogos de exposições, vídeos com depoimentos de artistas e curadores e arquivo fotográfico. O centro também conserva toda a documentação referente às atividades do Museu Oscar Niemeyer desde a sua construção. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 13h às 16h.

No MAC, o Setor de Pesquisa e Documentação (SPD) também volta a atender o público presencialmente. Os interessados precisam preencher um pequeno formulário no site do museu para confirmarem atendimento, que será sempre às sextas-feiras, no período da tarde, com um pesquisador por hora no espaço. 

O SPD é um dos maiores arquivos do sul do Brasil e é referência nacional em pesquisa nos campos da arte moderna e contemporânea. Responsável por salvaguardar a memória da arte local e nacional, registra sistematicamente, há 50 anos, a produção artística contemporânea brasileira. O Setor atende a demandas internas e externas de pesquisa e produz conteúdo sobre a história do museu e sobre as obras que a coleção abriga.

Este grande acervo é constituído por uma documentação que reflete a história do próprio museu, do Salão Paranaense, da arte paranaense e de artistas brasileiros que passaram pelo MAC. O arquivo ainda reúne coleções de Dossiês de Artistas, Entidades Culturais, Críticos de Arte, Dossiês de Temas de Arte e Biblioteca
 
Serviço
Museu Oscar Niemeyer: mostra “Schwanke, uma Poética Labiríntica”
Até 08/08 – Sala Expositiva do Olho.
MAC Paraná: mostra “Verdeazul” 
Até 19/09 – Sala 09 do MAC no MON.
 
Centro de Documentação e Referência do MON
Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 13h às 16h.
Setor de Pesquisa do MAC Paraná

Atendimento presencial todas as sextas-feiras à tarde, mediante preenchimento prévio de formulário no site:
http://www.mac.pr.gov.br/Pagina/Pesquisa-e-Documentacao
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba/Paraná
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)