MON participa da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram 12/05/2022 - 10:22

A partir de 17 de maio, o Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza uma programação especial que faz parte da 20ª Semana Nacional de Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Neste ano, o tema é “O Poder dos Museus”, seguindo a proposta do Conselho Internacional de Museus (ICOM), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio.

No MON, a primeira atividade do cronograma será uma mediação gratuita na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”. A partir de uma conversa com os participantes, a atividade propõe uma análise sobre a importância da coleção de arte africana, que recentemente passou a fazer parte do acervo do MON. A mediação será gratuita, mediante inscrição, e acontecerá no dia 17, das 14h às 15h30.

No dia 18, às 14h, haverá uma oficina artística especial: “As Formas da Fauna: Criação de Máscaras”, mediante inscrição. A partir da observação da fauna do continente africano e das máscaras presentes na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, a oficina propõe a criação de máscaras, utilizando técnicas de recorte, colagem e pintura.

No dia 19, às 10h, haverá uma palestra com o arquiteto e artista participante da exposição “Afinidades”, Fernando Canalli. A palestra “Caminhos Caleidoscópicos de Formas que se Unem” é gratuita, mediante inscrição.

Ele irá abordar a instalação que faz parte da exposição “Afinidades”, em cartaz na Sala 7 do MON. Ao utilizar espelhos estrategicamente dispostos para mediar um diálogo caleidoscópico com uma obra de Franz Krajcberg e uma porta africana utilizada em rituais, Canalli obteve um surpreendente resultado com a obra.

Para encerrar a programação, no dia 20, às 14h, haverá uma mediação gratuita com a equipe do Educativo do MON, na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, mediante inscrição.

A proposta da mediação será analisar as peças de arte asiática presentes na coleção, criando, em conjunto com os participantes, diálogos capazes de refletir nossas percepções sobre o Ocidente. 

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

SERVIÇO:
Mediação com a Equipe do Educativo na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”
17/5 – 14h às 15h30
Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAfrica  

Oficina especial “20ª Semana Nacional dos Museus” – “As Formas da Fauna: Criação de Máscaras”
18/5 – 14h às 16h
Inscrição: bit.ly/SNMoficinaAfrica

Palestra “Afinidades”, com Fernando Canalli – Caminhos Caleidoscópicos de Formas que se Unem
19/5 – 10h às 12h
Inscrição: bit.ly/SNMpalestraAfinidades

Mediação na exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”
20/5 – 14h às 15h30
Inscrição: bit.ly/SNMmediacaoAsia

GALERIA DE IMAGENS