MON promove visita mediada, oficina e videoconferência da exposição de arte africana 08/06/2022 - 11:47

A edição de junho do programa Arte para Maiores, do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá visita mediada, oficina artística e videoconferência sobre a exposição “África, expressões artísticas de um continente”.

A visita e a oficina serão no dia 14 de junho, das 14h às 17h, com a equipe do Educativo. As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais.

No dia 21 de junho, das 14h às 15h30, haverá uma videoconferência sobre a exposição com a professora Drª Ana Maria Rufino Gillies, que fará um diálogo com os participantes.

Para se inscrever é necessário preencher o formulário online: https://forms.gle/pjrtoHgK4CVZ7wPq5

Sobre a convidada
A professora Ana Maria Rufino Gillies é graduada em História pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), possui mestrado (2002) e doutorado (2010) em História, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professora na rede estadual em Curitiba para o ensino fundamental, médio e EJA. A partir de 2012, foi professora adjunta no curso de graduação em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) campus de Irati, onde ministrou as disciplinas de História do Brasil Colonial, História e Memória, Cotidiano e Imaginário Medieval e História das Artes. Atua no programa de pós-graduação - mestrado em História da Unicentro, com a disciplina de Espaços de sociabilidades e orientação de mestrandos.

Em cartaz
Apresentada na Sala 4 do MON, a exposição de longa duração “África, Expressões Artísticas de um Continente”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, é um recorte da grandiosa doação feita pela Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) ao MON.

Fazem parte da mostra: máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais. As obras têm origem em países como Costa do Marfim, Mali, Nigéria, Camarões, Gabão, Angola, República Democrática do Congo e Moçambique.

Arte para Maiores
Em 2019, o programa Arte para Maiores conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em 2020, o programa tornou-se on-line, em decorrência das restrições impostas pela pandemia. Em 2021, o Arte para Maiores retornou em sua versão presencial, seguindo o protocolo de segurança e atualmente mantém o formato híbrido, com ações virtuais e presenciais.

Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Visita mediada e oficina
Data: 14 de junho