MON realiza oficinas artísticas das exposições de Juarez Machado e André Mendes 03/06/2022 - 10:40

Nas próximas semanas, o Museu Oscar Niemeyer irá oferecer aos seus visitantes oficinas artísticas sobre duas exposições que estão em cartaz: “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos” e “Lados Lados”, do artista André Mendes.

Haverá oficinas de escultura em argila sobre a obra de Juarez Machado, destinadas ao público visitante. As oficinas terão número limitado de participantes e acontecerão nos dias 8 e 22 de junho, às 15h e às 16h.

A exposição comemorativa “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos”, que pode ser vista na Sala 3, reúne 166 obras em diversos suportes: pinturas, desenhos, fotos, esculturas e instalação.

O multiartista catarinense Juarez Machado tem sua história ligada a Curitiba, para onde se mudou no início dos anos 1960 para estudar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Ele completou 80 anos em 2021.

Lados Lados
Na oficina “Corpo, Mente e Desenho”, o artista curitibano André Mendes convidará os participantes a vivenciarem e perceberem as relações entre o corpo, a mente e o desenho. Através de um circuito de atividades sensoriais, a proposta será a ativação da concentração, sintonia e integração das pessoas. 

A atividade acontecerá no dia 9 de junho e será repetida em outras quatro edições, ao longo de junho e julho.

O evento é destinado a todas as idades e acontecerá na exposição “Lados Lados”, que está em cartaz na Sala 11. Não é necessário inscrição prévia, basta chegar ao local com 15 minutos de antecedência, mas a participação estará sujeita a capacidade máxima de público.

A exposição inédita “Lados Lados” exibe obras com diferentes linguagens já exploradas nos últimos 22 anos pelo artista André Mendes, que também é especialista em murais e atua como arte-educador.

SOBRE O MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Serviço:
Oficina “Corpo, Mente e Desenho”, com André Mendes:

9/6 – às 15h
18/6 – às 10h
7/7 – às 15h 
21/7 – às 15h 
23/7 – às 10h

Oficina sobre a obra de Juarez Machado:
8/6 – às 15h e às 16h
22/6 – às 15h e às 16h

www.museuoscarniemeyer.org.br