A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta no domingo (24), às 10h30, um concerto dedicado ao impressionismo espanhol e ao romantismo russo. Sob a batuta do maestro titular e diretor musical, Roberto Tibiriçá, o programa traz a expressividade das impressões sinfônicas Noites nos Jardins da Espanha, do compositor e pianista espanhol Manuel de Falla, e a célebre "Sinfonia nº 5", do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. A apresentação será no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) e os ingressos já estão disponíveis no site do disk ingressos e na bilheteria do teatro.
A primeira parte do concerto contará com a presença do solista convidado, o pianista Bernardo Santos. É a primeira vez que ele se apresenta no Estado e também faz sua estreia junto a Orquestra Sinfônica do Paraná. “Faz tempo que ouço falar de vosso teatro e do palco do Guairão e de muitas maravilhas a respeito deste espaço. É um prazer, um gosto e uma honra estar no palco com o maestro Roberto Tibiriçá. Devo-lhe muito, ele me abriu muitas portas”, disse Santos.
Considerado um dos pianistas mais ativos de sua geração, Bernardo Santos já se apresentou em mais de 20 países, incluindo as principais salas de concerto da Europa, Brasil, México e Ásia. Está é a 15ª apresentação de Bernardo Santos em solo brasileiro. Reconhecido tanto pelo virtuosismo como pela sensibilidade interpretativa, concilia carreira como concertista internacional e pesquisador acadêmico, com importantes colaborações em festivais e com orquestras renomadas.
ORQUESTRAÇÃO COLORIDA – O solista vai interpretar Noites nos Jardins da Espanha. Considerado um dos grandes nomes da música espanhola, de Manuel de Falla combinou elementos do impressionismo francês com o nacionalismo musical espanhol, especialmente o flamenco e a música popular da região da Andaluzia, no sul da Espanha.
Entre as principais características de seu estilo estão a orquestração colorida, a exploração de timbres, a criação de atmosferas sugestivas e a valorização das tradições musicais da Espanha.
"É uma obra muito especial. No primeiro movimento temos referência ao palácio de Generalife, em Granada, com jardins muito verdes suntuosos, e a ideia do primeiro movimento é descrever os jardins desse palácio", explica Bernardo Santos.
"No segundo movimento temos uma dança alejana, que é uma dança distante, já mais ritmada, e depois temos um terceiro movimento associado a uma serra da região de Córdoba, também no sul de Espanha. Este movimento é o mais energético e tem um recitativo que repete duas vezes ao longo do movimento, que para mim é o momento mais belo do concerto e desta obra concertante, e que faz muito lembrar o que nós associamos à música espanhola. Acho que o público vai gostar porque é uma obra muito fácil de seguir e é muito inspiradora”, acrescenta.
EXPRESSÃO EMOCIONAL – Na segunda parte, a Orquestra interpreta a Sinfonia nº 5, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, um dos maiores expoentes do Romantismo na música. O movimento romântico, que se desenvolveu entre o final do século XVIII e o século XIX, valorizava a expressão emocional, a individualidade criativa e a exploração de temas como amor, destino, natureza e o sobrenatural.
A música de Tchaikovsky reflete esses ideais de forma intensa. O compositor russo se destacou por sua habilidade em transmitir uma vasta gama de emoções e que vão da alegria ao desespero. Outras características são as melodias marcantes e a maestria na orquestração, criando paisagens sonoras ricamente expressivas.
A Sinfonia nº 5 é uma das mais célebres do compositor e apresenta um diálogo entre destino e redenção, marcada por dramaticidade e intensidade emocional, características que fazem dela uma obra-prima do repertório romântico. “Talvez seja a mais linda e a mais querida das sinfonias de Tchaikovsky, maravilhosa, com melodias incríveis, com certeza o público sairá do teatro cantarolando. Será um lindo concerto” , destaca o maestro Roberto Tibiriçá.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
Data: 24/08 (domingo), às 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Duração: 1h30
Classificação: 7 anos
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Vendas: na bilheteria do Teatro ou pelo site DiskIngressos
Programa:
De Falla: Noites nos Jardins da Espanha – Solista: Bernardo Santos (piano)
Tchaikovsky: Sinfonia nº 5.