Orquestra para mães, exposição japonesa e Semana dos Museus animam a programação cultural 10/05/2024 - 10:29

Neste domingo (12), Dia das Mães, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) traz ao Guairão uma boa opção para comemorar a data com o concerto “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”. Com o pianista russo Dmitry Shiskin como convidado, esse é o primeiro programa da Série Ouro, uma sequência de concertos da OSP que contempla as quatro sinfonias de Johannes Brahms e a obra de outros compositores românticos.

Essa é uma das atrações culturais do final de semana e da próxima semana. O site da Agência Estadual de Notícias publica às sextas-feiras a programação dos espaços culturais administrados pelo Governo do Estado. Há opções para todos os públicos e atrações gratuitas.

Durante todo o fim de semana, no Guairinha, as crianças poderão se divertir e aprender com a história de uma abelha heroína com a peça “A Floresta em Chamas”, obra inspirada na tradição dos griots africanos.

Com a temática Museus, Educação e Pesquisa, a programação da 22ª Semana Nacional dos Museus começa na segunda (13), com uma diversidade de atividades para todos os públicos no Museu Paranaense, Museu da Imagem e do Som e Museu Oscar Niemeyer.

O multiartista curitibano Rimon Guimarães assume a Sala Aberta, novo projeto do MAC Paraná. Conhecido por seus murais urbanos, ele traz ao museu a exposição inédita “Adaptabilidade” e a oportunidade de interações diretas com o seu trabalho.

No Interior do Estado, o município de Assaí recebe um recorte do acervo de arte asiática do MON com a exposição itinerante “Arte Japonesa na Coleção do MON”. Já o Cinema na Praça segue para as cidades de Nova Prata do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu e Arapuã.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Sábado Lúdico – Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. Neste sábado, dia 11, às 10h, na Gibiteca/Multimeios.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 13, é o conto “História porto-alegrense”, de Moacyr Scliar, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual –, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição.

Leitura Amiga – No sábado (11), às 10h, acontece um encontro com as crianças para a leitura de livros, com a presença da autora Célia Cris e animais adestrados da ONG Cãopanheiro. NaSeção Infantil.

Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Títulos disponíveis:

“Os Olhos do Pianista” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras Duração: 5 minutos – Classificação indicativa: livre.

“Retrovisor” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45 – Classificação indicativa: +10 anos.

“Menina da Chuva” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – duração: 6 minutos – classificação indicativa: livre.

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. O agendamento deve ser feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Música na varanda – Em comemoração à Semana dos Museus, a partir desta segunda (13) até sexta-feira (17), das 12h às 12h40, a varanda do Palácio da Liberdade, casarão histórico ocupado pelo MIS-PR, torna-se palco de apresentações musicais. Em parceria com o curso de Música da Unespar, alunos e professores tocarão diferentes repertórios a cada dia para os transeuntes da Rua Barão do Rio Branco.

Podcast – Na segunda (13), às 16h, o museu disponibiliza o episódio “Semana de Museus” do podcast LabEducine, em parceria com o Laboratório de Cinema e Educação da Unespar. A gravação estará disponível na plataforma Spotify e no canal do YouTube do MIS Paraná

Com uma hora de duração, o bate-papo conta com Mirele Camargo, diretora do MIS-PR; Rodrigo Jardini Marques, professor de Música na Unespar e coordenador do projeto "Tons Vizinhos"; Solange Straub Stecz, professora do curso de Cinema na Unespar e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes; William Biagioli, cineasta e professor de Cinema do Centro Europeu, responsável pela digitalização recente de filmes do acervo do MIS-PR; e Luís Augusto Koenig Veiga, professor do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, além de orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Tecnologia na preservação patrimonial – Na terça (14), das 15h às 16h, o museu recebe a palestra “Utilização de sensores MEMS em aplicações geodésicas e levantamentos 3D para fins de preservação de patrimônio histórico”, com o professor Luís Augusto Koenig Veiga. O evento integra a programação da 22ª Semana Nacional dos Museus. Entrada livre e gratuita.

Exibição de curta-documentário – Na quarta (15), das 15h às 16h, o museu exibe o curta-documentário “Sobre arte sob vigilância”, que aborda a visão de oito vigilantes do Museu de Arte de Santa Catarina sobre arte, patrimônio e educação. Em seguida, a diretora do filme, Fernanda do Canto, promove uma roda de conversa sobre educação museal. O evento está na programação da 22ª Semana Nacional dos Museus. Entrada livre e gratuita.

Chorinho no museu – Nesta quarta (15), às 18h, o projeto Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e o curso de Música da Unespar, traz para a quarta musical da semana uma roda de choro. Quem toca é o conjunto Belas no Choro.

Papo musical – Na quinta (16), das 17h30 às 18h30, a professora Marilia Giller ministra a palestra “Maneiras de ver o jazz em acervos do Paraná - Desafios históricos e musicais”. Evento da 22ª Semana Nacional dos Museus. Entrada livre e gratuita.

Outros curtas – Na sexta (17), das 16h às 17h, o museu exibe os curtas “Neve de 1974” e “Inauguração do MIS-PR”, filmagens de Curitiba que estão no acervo do museu, digitalizados em parceria com a Cinemateca de Curitiba. O evento também faz parte da programação da 22ª Semana Nacional dos Museus. Entrada livre e gratuita.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Rimon no MAC Paraná – A Sala Aberta, novo projeto do MAC Paraná, avançou para sua segunda etapa. O multiartista curitibano Rimon Guimarães assume o espaço dedicado a "situações artísticas". Ele apresenta a exposição individual inédita “Adaptabilidade”, um ateliê aberto ao público e com interações diretas com os visitantes. O MAC Paraná, localizado dentro do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9.

O multiartista curitibano Rimon Guimarães assume o espaço do MAC dedicado a "situações artísticas". Foto: Anderson Tozato/SEEC

 

 

Museu Paranaense (MUPA)

Exposição de Lenora de Barros – Na quinta (16), às 19h, o museu abre a exposição "Lenora de Barros: Fogo no Olho", com curadoria de Pollyana Quintella. Parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus, a mostra traz obras da artista Lenora de Barros que exploram a palavra "língua" e outras que traçam diálogos entre ver e dizer, palavra e imagem. A abertura acompanha uma roda de conversa entre artista e curadora sobre os 40 anos de trajetória de Lenora e as principais questões de sua produção. O evento está na programação da 22ª  Semana Nacional dos Museus. Entrada livre e gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Palestra – Na segunda (13), às 15h, a palestra “A pesquisa educacional nos museus: olhares sobre exposições e públicos”, com a professora e pesquisadora Martha Marandino, propõe reflexões sobre “Museus, Educação e Pesquisa”, tema da 22ª Semana Nacional dos Museus. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia (AQUI).

Relatos de experiências – Na segunda (13), às 16h30, na mesa-redonda “Mediação Cultural” de educadores do Museu Paranaense, Fundação Cultural de Curitiba e Caixa Cultural Curitiba vão compartilhar importantes projetos e formas de pensar a mediação em diferentes espaços de educação não formal. A atividade é gratuita, mas é necessária inscrição prévia (AQUI).

Pedagogia – Na segunda (13), às 19h, a palestra “Habitar o museu com a criança pequena: pesquisa e formação como possibilidade” aborda uma pesquisa realizada pela professora e pesquisadora Solange Gabre em investigação pelo acervo e a relação com  professoras da Educação Infantil e profissionais de museu em um processo de formação colaborativa que resultou na exposição “Com olhos de criança – o acervo do MuMA”, com mediação compartilhada. A atividade é gratuita, com inscrição prévia (AQUI).

Primeiros Passos – Na quinta (16), das 10h30 às 11h30, o MON Primeiros Passos realiza a oficina sensorial inspirada na obra “Lampadário de Mesquita”, da coleção asiática do museu. Na atividade, chamada “Modelando Sombras”, as crianças explorarão texturas e formas em argila. A ação é voltada para crianças de 12 a 24 meses. Ingressos AQUI.

MON em Assaí – A partir de quinta (16), a exposição itinerante “Arte Japonesa na Coleção do MON” desembarca no Memorial da Imigração Japonesa de Assaí, no Norte do Estado. Com um recorte da coleção asiática que pertence à instituição, a mostra apresenta ao público uma parte da coleção dos tradicionais bonecos japoneses Ningyos, além de máscaras, xilogravuras e utensílios, como bandejas e recipientes.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Série Ouro: Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms – No domingo (12), Dia das Mães, às 10h30, a Orquestra Sinfônica do Paraná traz o pianista russo Dmitry Shiskin como convidado para o concerto “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”. É o primeiro programa da chamada Série Ouro, uma sequência de concertos da OSP com convidados brasileiros e internacionais, que contempla as quatro sinfonias do compositor alemão Johannes Brahms acompanhada pela obra de outro compositor romântico. Neste primeiro concerto, a “Sinfonia nº 1”, de Brahms, une-se ao “Concerto n° 1” para piano e orquestra”, do compositor Frédéric Chopin. Os ingressos estão disponíveis no site Deu Balada a partir de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Série Ouro: Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms – No domingo (12), Dia das Mães, às 10h30, a Orquestra Sinfônica do Paraná traz o pianista russo Dmitry Shiskin como convidado para o concerto “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”

 

Guairinha

"A Floresta em Chamas" – Nos dias 10, 11 e 12 de maio, o Guairinha recebe "A Floresta em Chamas", obra inspirada na rica tradição dos griots, contadores de histórias africanos, que traz à cena uma abelhinha em uma missão para salvar sua floresta em chamas. A trama se desdobra em uma aventura emocionante, repleta de ensinamentos sobre coragem, união e a importância da preservação ambiental. Os ingressos estão disponíveis no Deu Balada com valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

"Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças" – Visto por mais de 200 mil pessoas, o musical infantil "Luiz e Nazinha - Luiz Gonzaga para Crianças" chega ao auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), de 16 a 19 de maio. O espetáculo faz parte do projeto “Grandes Músicos para Pequenos”, com o objetivo de levar para os palcos nomes importantes da cultura brasileira em montagens que mesclam biografia e canções do artista homenageado, aproximando gerações em espetáculos para toda a família. Os ingressos estão disponíveis pela Ticket Fácil a partir de R$ 20.

Miniauditório

"Uma Jornada no Sertão" – Baseado na obra "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto, "Uma Jornada no Sertão" é um espetáculo de teatro e dança que mergulha na essência nordestina, explorando as lutas e aspirações do sertanejo em busca de dignidade. Esta produção promete uma imersão poética e emocional, cativando o público com uma experiência teatral impactante. As apresentações acontecem de 10 a 12 de maio, e os ingressos estão disponíveis no Disk Ingressos a partir de R$ 25.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do interior do Paraná que não possuem salas de exibição. Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2", às 18h30, e “Minha mãe é uma peça 3", às 20h. A cidade de Arapuã terá outra programação, com "Lino – Uma Aventura de Sete Vidas", às 19h, e "O Palhaço", às 21h.

Cruzeiro do Iguaçu – Terça-feira (14). Local: Praça Municipal

Boa Esperança do Iguaçu – Quarta-feira (15). Local: Praça Maria Francisca da Silva

Nova Prata do Iguaçu – Quinta-feira (16). Local: Rua Vereador Valmor Gomes – Em frente à prefeitura

Arapuã – Quinta-feira (16). Local: Praça Central – Rua Presidente Café Filho

Endereços:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

GALERIA DE IMAGENS