Projeção de vídeo dança em fachada de prédio F60.3 encerra circulação em Curitiba 21/09/2023 - 15:38

Nesta quinta (21) e sexta-feira (22) o F60.3, projeto artístico de dança, audiovisual e artes visuais aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria da Cultura do Paraná, finaliza a circulação em Curitiba. As apresentações acontecem na fachada lateral do prédio da Caixa Cultural, esquina entre as ruas Conselheiro Laurindo e Marechal Deodoro, com duas exibições diárias, às 19h e às 19h30. O evento é gratuito e livre para todos os públicos.

Esta apresentação de dança exibida na fachada de um grande prédio por meio de projeção, dialoga com o público sobre transtornos mentais. F60.3 se refere ao código de Classificação Estatística Internacional de Doenças, o CID, do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), um transtorno mental que costuma causar um padrão de instabilidade comportamental nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos. A pessoa com borderline, apresenta sintomas de agressividade, visão distorcida de si e dos outros, medo do abandono ou de ficar sozinho e reações agressivas intensas.

“O transtorno de personalidade Borderline é um tema de saúde mental muito delicado e sensível. E nada mais sensível do que a dança para contar essa história. Eu gostaria de trazer algo poético, para mostrar um pouco de como é ser Border, da maneira mais linda possível. É uma forma de chamar a atenção para que as pessoas passem a olhar para esse tema. É sempre muito bom quando podemos juntar as manifestações artísticas como discussão de temas que são relevantes para a sociedade” disse a realizadora do projeto Kathyn Carvalho.

F60.3 surgiu através da bailarina Kathyn, que durante a pandemia foi acometida pelo transtorno, e criou a obra para transpor para seu corpo a história sobre o longo tratamento. Segundo a bailarina, o tratamento influenciou o seu dançar, potencializaram ou paralisaram o corpo em algum momento, com o surgimento de tremores e a perda do equilíbrio. “Logo do início do meu tratamento, no meio da pandemia, quando tinha crises muito fortes e estava tentando me adaptar aos remédios, veio a vontade de registrar esses momentos. Comecei a fazer anotações das minhas sensações, dos meus pensamentos e do meu dia a dia. Foi a dança que me manteve nesses momentos, daí veio o start de juntar o que mais gosto de fazer com um tema ainda pouco falado”, comentou Kathyn.

E para atingir o maior número possível de público, a exibição entrou em circulação no Paraná, passando por Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu e agora é a vez de Curitiba receber o espetáculo. A obra de videodança tem a duração de 22 minutos e é exibida de uma forma inovadora, democrática e gratuita, através da Lumibike, uma bicicleta projetor que funciona com energia solar. Durante o dia ela capta a luz solar e armazena energia em suas baterias e a noite ela “devolve” a luz, projetando as imagens através da técnica vídeo mapping, conhecida como projeção mapeada.

“Essas manifestações artísticas utilizando o espaço público da cidade, uni o público com o tema, de maneira abrangente, quanto mais democrática puder ser nossa formação de plateia acredito que mais cumprimos nosso papel como artistas, de provocar a aproximação desse público com os movimentos culturais e pautas importantes em cada um desses locais em que apresentamos o projeto”, finalizou a bailarina.

O F60.3, conta com apoio cultural do Campo das Artes, Back Bros, Ave Lola, Caixa Cultural e Apoio da Copel. 

GALERIA DE IMAGENS