“O Alegre Choro do Paraná”, projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Paraná (PROFICE), levará, a partir de setembro de 2021, música ao vivo e uma oficina de percussão brasileira até o público de quatro cidades do interior do Paraná (Rancho Alegre D'Oeste, Boa Esperança, Janiópolis e Moreira Sales). O projeto visa valorizar a cultura desse estilo musical tipicamente brasileiro. A turnê teve início em 2020, pouco antes da pandemia. Nesse período, as ações foram interrompidas e retomadas com todos os protocolos de segurança necessários nesta nova etapa.
A apresentação musical será composta por obras de consagrados músicos paranaenses do século XX e também por jovens compositores contemporâneos. O espetáculo é conduzido pelo grupo Acordes e Encontros, que conta com os seguintes músicos em sua formação: William Versori (pandeiro), Mayco Ernest (bandolim), Antônio Paulino de Oliveira Junior (violão 8 cordas), Saulo Giovane (cavaquinho), Pedro Soares (flauta transversal) e Edson Ferreira (saxofone).
As composições, em sua maioria, são resultantes do projeto de pesquisa do músico Tiago Portella em seu livro “Songbook do choro curitibano”, obra que faz um resgate histórico de composições dos principais chorões paranaenses – a maior parte composta de obras inéditas.
As apresentações serão gratuitas e presenciais, respeitando os protocolos de distanciamento, obrigatoriedade no uso de máscaras durante todo o espetáculo, álcool gel e capacidade de público reduzida em cada município. Confira todas as datas no final da matéria.
OFICINA - Além das apresentações musicais, o projeto oferece uma oficina presencial de percussão brasileira, voltada para estudantes acima de 12 anos da rede pública de ensino dos quatro municípios por onde a turnê passará, no mês de setembro. Serão ofertadas 20 vagas para os alunos de cada município: Rancho Alegre D'Oeste, Boa Esperança, Janiópolis e Moreira Sales.
Sobre o PROFICE - O PROFICE é o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná que, por meio da renúncia fiscal de ICMS, possibilita a valorização, a produção, a difusão, a circulação, a pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado. Saiba mais acessando nosso site: https://www.cultura.pr.gov.br/Pagina/PROFICE
“O Alegre Choro do Paraná” foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Paraná (PROFICE), com incentivo da Copel e Saubern. Produzido pela Cult ProArt e Casa do Verbo.
SERVIÇO
"O Alegre Choro do Paraná" – apresentações presenciais e gratuitas:
08 de setembro - Rancho Alegre D'Oeste
15 de setembro - Boa Esperança
22 de setembro - Janiópolis
29 de setembro - Moreira Sales
Para mais informações sobre ingressos e inscrições para as oficinas de percussão, acesse as redes sociais do projeto:
www.facebook.com/cultproart
www.instagram.com/cult_proart










