Secretaria da Cultura abre consulta pública sobre o edital Programa Paraná Festivais

Publicação
19/12/2024 - 16:00
Editoria

A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná abriu para consulta pública o edital Programa Paraná Festivais, viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, a PNAB. Qualquer pessoa pode participar contribuindo com sugestões dentro do prazo de 19 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025. Basta acessar a plataforma SIC.Cultura, realizar um cadastro de Agente Cultural e buscar o campo de consulta pública. A minuta do edital pode ser baixada a partir deste link.

O edital Programa Paraná Festivais será o nono publicado no âmbito dos investimentos da PNAB no Estado. Após a etapa da consulta e adequação do texto do chamamento a partir das demandas da sociedade civil, a previsão é que o lançamento e a abertura de inscrições aconteça ainda em janeiro de 2025.

O objetivo deste chamamento é fortalecer o apoio a ações culturais de eventos do gênero, inéditos e não inéditos, no Paraná. Serão apoiados quase 60 festivais e mostras artístico-culturais de diversas linguagens.

“Nossa intenção é democratizar o acesso à cultura e a ampliar fortemente o circuito da produção cultural no nosso Estado, que já tem iniciativas de imensa importância regional e de destaque internacional”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Vamos fomentar o intercâmbio de conhecimento, a conexão entre agentes culturais e oferecer apoio financeiro para iniciativas de destaque”, reforça a secretária.

PARCERIA TÉCNICA - O processo de seleção e execução do Programa Paraná Festivais tem coordenação técnica da HotMilk, ecossistema de inovação da PUC-PR criado em 2014. A HotMilk é uma entidade com fins educacionais e filantrópicos, com a missão de criar ambientes propícios à inovação, contribuindo para a transformação social e o desenvolvimento econômico regional.
 

SERVIÇO - Consulta pública do edital Programa Paraná Festivais

De 19 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025 na plataforma SIC.Cultura. Qualquer pessoa interessada em contribuir com sugestões pode participar após realizar um rápido cadastro de Agente Cultural na plataforma.

 

GALERIA DE IMAGENS