Sustentabilidade, encontro de poesia, leitura e música são destaques da Cultura 19/05/2023 - 12:09

Toda sexta-feira, a Agência Estadual de Notícias divulga os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, novidades e programações em cartaz, grande parte das atrações é gratuita. Um destaque é a programação do Museu Alfredo Andersen, nesta sexta-feira (19), a partir das 15h. Pautada no tema da 21º Semana Nacional de Museus “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, será ministrada a  palestra "Dicas para um estilo de vida sustentável", da professora e ecocidadã Ana Zattar, criadora do projeto Cata Comigo. 

Até domingo fica em cartaz no MAC a mostra “Forjada pelo Tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, de Cascavel. A exposição do projeto de HQ virtual do artista gráfico André Caliman é uma atração na Biblioteca Pública do Paraná. No Guairão, um dos destaques é o show de Dionne Warwick, nesta sexta-feira (19), às 21h. No Guairinha, a produtora Bife Seco apresenta o musical “O Fantasma de Friedrich”, uma produção com 14 artistas em cena e músicas originais de compositor vindo da Broadway. 

Confira a programação da semana:

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Ler Junto
Leituras coletivas de contos da literatura brasileira e mundial, com mediação do professor Guilherme Shibata. Segunda-feira, dia 22, às 18h, no Auditório. 

Vox Urbe
Encontro de poesia com Diva Ganjah, Mika e Serginho Smith. Quinta-feira, dia 25, às 19h, no auditório. Classificação indicativa: 16 anos. 

José Saramago: Voltar Aos Passos que Foram Dados
Exposição com textos e imagens que resgatam a trajetória do escritor português. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e sábado, das 8h30 às 13h, no hall térreo. 

Hora do Conto
Sessões de contação de história com o grupo Era Uma Vez, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado. De segunda a sexta-feira, às 11h e 15h, e sábados, às 11h, na seção Infantil. 

As Andanças por Terra e Mar do Cavaleiro da Ilha de Vera Cruz
Exposição do projeto de HQ virtual do artista gráfico André Caliman. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e sábado, das 8h30 às 13h, na seção Multimeios.

Cine Inclusivo
Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “Cartas para Julieta” (2010), “Como Eu Era Antes de Você” (2016) e “Gente Grande” (2010). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e sábados, das 8h30 às 13h, na seção Braille.

Oficina Permanente de Poesia
Encontro semanal promovido pela Academia Paranaense da Poesia. Todas as quintas-feiras, às 18h, na sala de reuniões do terceiro andar.

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

Arte para Maiores com Delson Uchôa
Nesta terça-feira (23), das 14h às 15h30, o programa Arte para Maiores apresenta uma videoconferência com Delson Uchôa, artista contemporâneo em cartaz no Museu Oscar Niemeyer, com a exposição “Pintura Vingada”. Reaproximando a arte ao público com mais de 60 anos, interessados podem participar mediante inscrição prévia, disponível neste formulário.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC-PR)

Fica em cartaz até domingo (21), na sala 09 do MAC no MON, a mostra “Forjada pelo Tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, de Cascavel. As obras do Coletivo fazem uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida através das obras em fotografia, vídeo e instalação. O MAC está funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer (MON) devido às reformas em sua sede original. 

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ (MIS-PR)

Música na Sacada
Nesta sexta e sábado (20 e 21), a sacada do Palácio da Liberdade, prédio histórico que abriga o Museu da Imagem e do Som, vira palco para sessões de música gratuitas, das 12h às 12h30. O projeto Música na Sacada leva ao público e aos transeuntes um repertório instrumental de cordas.

Tech Trash
O MIS-PR em parceria com o Instituto Ibrasa e Aoca Eco Arte promove o programa Tech Trash, uma campanha de descarte de materiais eletroeletrônicos, como telas, teclados, celulares, câmeras e entre outros. Como parte dessa iniciativa, o MIS-PR se torna um ponto de coleta de tais materiais, onde os visitantes podem descartar corretamente esses resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. A abertura acontece nesta sexta-feira (19), às 17h, com a ação educativa "Obsolescência programada e consciência verde". Entrada livre e gratuita.

Quartas musicais
Toda quarta-feira, às 18h, o MIS-PR cria um espaço de convívio musical de variadas sonoridades, desde grupos de choro, duo de cordas, até bandas de rock.

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN (MCAA)

Vida sustentável
Pautada no tema da 21º Semana Nacional de Museus “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, o Museu Alfredo Andersen recebe neste dia 19, das 15h às 16h, a  palestra "Dicas para um estilo de vida sustentável", com a professora e ecocidadã Ana Zattar. Criadora do projeto Cata Comigo, nesta palestra Ana ensina como refletir boas práticas sustentáveis que garantem qualidade de vida e responsabilidade ambiental com pequenas atitudes. Entrada livre e gratuita.

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA (CCTG)

Show
A primeira parada de Dionne Warwick no retorno ao Brasil será em Curitiba nesta sexta-feira (19), no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), às 21h. Cinco vezes vencedora do Grammy, Dionne se despede dos palcos com a turnê One Last Time. Aos 82 anos, ela dá um show com os sucessos que alcançaram o topo da lista das músicas mais tocadas no mundo.

Musical
Com uma trajetória de 13 anos de sucesso pelos palcos do país, a produtora Bife Seco apresenta seu novo musical totalmente original no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). “O Fantasma de Friedrich” é uma grande produção com 14 artistas em cena e músicas originais de compositor vindo da Broadway. As sessões são sexta e sábado, às 20h, e domingo, 19h. Haverá sessões extras sábado e domingo, às 15 horas.

Teatro
“Arapuca”, com temporada gratuita até dia 4 de junho, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), é uma investigação cênica inédita, que destaca a pluralidade feminina. Sessões sexta (19) às 20h; sábado (20) e domingo (21) às 18h e 20h; quarta (24) e quinta (25) às 20h. Na quarta-feira (24), às 21h, também acontece uma roda de conversa sobre o modo de criação e produção cênica, juntamente com o lançamento do e-book da dramaturgia.

Orquestra Didática
A instalação “Orquestra Didática” está aberta ao público na terça (23), quarta (24) e quinta-feira (25), das 10h às 17h, e proporciona conteúdo dinâmico sobre os instrumentos e elementos de uma orquestra. A entrada é franca, e não precisa agendar. O acesso é pela lateral da bilheteria.


Confira endereços dos espaços culturais

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba 

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba 

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba 

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

GALERIA DE IMAGENS