Toledo e Dois Vizinhos recebem Balé Teatro Guaíra neste fim de semana 16/05/2023 - 18:28

O Balé Teatro Guaíra (BTG) se apresenta nesta sexta-feira (19) no Teatro Municipal de Toledo, no Oeste do Estado, e no domingo (21) no Centro Cultural Arte e Vida, de Dois Vizinhos, no Sudoeste, com os espetáculos “Piá”, de Alex Soares, e “V.I.C.A”, de Liliane de Grammont”. As apresentações são gratuitas, abertas ao público em geral e com entrega antecipada de ingressos nos locais.

Em Toledo, além da apresentação, o Balé Guaíra também recebe alunos de escolas públicas do município para um ensaio didático na tarde do dia 19, com a ideia de integrar os jovens estudantes no universo da dança e estimular a formação de novas plateias. Esse ensaio, assim como o espetáculo da noite, será acessível em libras e audiodescrição.

“A importância do Balé Teatro Guaíra percorrer os municípios é a troca e o intercâmbio cultural entre as diferentes regiões, e ainda despertar o interesse pela arte e a cultura entre todas as idades”, afirma o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes.

As apresentações fazem parte da programação da Mostra Paranaense de Dança 2023, organizada pela Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG).

Com seletivas para escolas de dança, bailarinos e bailarinas no formato de espetáculos ao público, e com a presença de uma banca de avaliadores, serão selecionados nos dias 20, às 20h, e 21, às 18h, em Toledo, os trabalhos que farão parte da mostra final, de 9 a 11 de junho, no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), em Curitiba.

ESPETÁCULOS – “V.I.C.A” é o acrônimo que dá título à peça do Balé Teatro Guaíra – significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, características do mundo pós-moderno e exacerbadas com a pandemia da Covid-19.

“PIÁ” destaca um dos traços que mais define o brasileiro: a mestiçagem, no melhor sentido do tão sonhado Brasil, que se une e se define a partir das diferenças. Piá, por definição são os filhos de etnia indígena ou mestiços de brancos com índios, mas só em Curitiba as pessoas chamam-se carinhosamente, umas às outras, de “piá”.

Nenhuma outra cidade do Brasil adotou o termo, que não se trata de uma gíria. De origem tupi-guarani, “piá” era a forma utilizada pelas mães indígenas para chamar carinhosamente seus filhos e filhas e significa “coração”.

Toledo – 19 de maio – Teatro Municipal (R. Santos Dumont, 2.626 - Vila Industrial), às 20h.

Evento gratuito: ingressos antecipados na Casa da Cultura e no Teatro Municipal, de terça a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Na sexta-feira, dia 19/05, na bilheteria do Teatro Municipal a partir das 19h.

*Acessível em libras e audiodescrição.

Dois Vizinhos – 21 de maio – Centro Cultural Arte e Vida (Av. Dedi Barichello Montagner, 19), às 18h.

Evento gratuito: ingressos antecipados no Departamento de Cultura, de terça a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e no Centro Cultural Arte e Vida no domingo, 21/05, a partir das 17h.

Seletiva da Mostra:

Toledo – Teatro Municipal, dia 20, às 20h, e dia 21, às 18h.

Ingressos: R$ 20 e R$ 10, a venda na bilheteria do Teatro a partir de 2h do início de cada espetáculo.